La Gracia Humaniza

conteúdo

5 atitudes de um atendimento gracioso

Luiz Grecov
@luizgrecov

Esse conteúdo é fruto de mais de 8 anos de experimentação no atendimento de projetos da área de comunicação. Milhares de anúncios de vagas sinalizam por aí que para ser um bom atendimento você precisa: • entender o cliente • sentir prazer em servir • ser simpático • ser claro • ser objetivo Mas o […]

Esse conteúdo é fruto de mais de 8 anos de experimentação no atendimento de projetos da área de comunicação.

Milhares de anúncios de vagas sinalizam por aí que para ser um bom atendimento você precisa:
• entender o cliente
• sentir prazer em servir
• ser simpático
• ser claro
• ser objetivo

Mas o que acontece quando um cliente liga para uma empresa pedindo um orçamento e, ao invés do profissional de atendimento simplesmente responder, ele começa a questionar?

Por que você quer esse serviço? Por que você acha que essa solução vai resolver? O que seu público tem a ver com isso?

Tantas perguntas podem causar um certo desconforto no cliente e até mesmo fazer ele desistir do serviço. Mas quando ele topa responder, a mágica acontece. É como parar de tomar um monte de remédios caros e passar a olhar para a causa raiz. O resultado? Menos gastos e uma solução que realmente funciona.

Mas engajar o cliente nesse caminho não é algo fácil.
O atendimento precisa somar algumas atitudes:

atendimento11ª ATITUDE – SER UM INVESTIGADOR DE PROBLEMAS

O cliente conhece muito bem o próprio negócio, mas, além de ser um cliente, ele é um ser humano com dores e necessidades únicas que precisam ser consideradas. Um atendimento gracioso encara os problemas do cliente como se fossem seus e se joga na investigação do terreno antes de pensar na melhor solução.

at22ª ATITUDE – TER O CUIDADO DE DIZER NÃO, QUANDO NECESSÁRIO

Se ao investigar o cliente, você perceber que a solução proposta não vai resolver o problema, negue o trabalho! E nessa hora é muito importante explicar claramente ao cliente o porquê da negativa e o que deve ser feito antes de seguir em frente. Ser verdadeiro é a base de um atendimento gracioso.

at33ª ATITUDE – SEMPRE PENSAR NO QUE FAZ SENTIDO PARA O OUTRO

Se você está explicando algo para o cliente – como funciona um serviço, por exemplo – é importante reconhecer que o que é óbvio pra você não é para o outro. Antes de falar pense: esse termo faz parte do mundo do meu cliente? Faria sentido pra mim se eu fosse ele? Um atendimento gracioso usa, o tempo todo, a empatia como ferramenta para criar conexão.

at44ª ATITUDE – SER UM GUIA DO CAMINHO QUE LEVARÁ AO MELHOR RESULTADO

Se um cliente te procura é porque ele acredita que você pode ajudar. Nesse caso, deixar bem claro quais são os processos que precisarão ser seguidos para que o projeto seja entregue com a qualidade e no prazo combinado é fundamental. A graciosidade do atendimento está em transmitir confiança e segurança durante todo o projeto.

Você se identifica com as atitudes acima? Se sente preparado para encarar o desafio de ser um atendimento gracioso?

Nós da La Gracia temos uma vaga pra você e queremos te conhecer melhor.

Para participar do processo seletivo, grave um vídeo sugerindo o que você acredita ser a “Quinta Atitude” que complementa esse post. Junto com ele, envie um texto contando: quem é você, que experiências de vida fizeram você ser quem é hoje, com o que já trabalhou e qual a sua pretensão salarial.

at5

Para participar, você precisa:
• ter no mínimo 2 anos de experiência como atendimento – de preferência em empresas de apresentação ou consultorias de comunicação.
• ser fluente em inglês
• morar em São Paulo
• amar o universo de comunicação entre pessoas
• gostar de cachorros – nós temos 2 no escritório
• ter disponibilidade das 9h às 18h
• enviar o vídeo e o texto para contato@, até 08/09, com o título: “quinta atitude”

Sobre nossa La Gracia:

Somos uma empresa de inteligência de comunicação centrada em pessoas. Criamos ambientes, dinâmicas e situações que incentivem a troca de experiências, o diálogo e a empatia.

Acreditamos na horizontalidade, na autonomia e que só se é feliz quando você ama o que faz.

Não é imprescindível saber tudo o que você viu nesse post, mas é preciso acreditar nesse modelo. A gente sabe que não é comum encontrar empresas que abraçam esses caminhos. A gente acredita na troca e que todo mundo tem algo pra aprender e pra ensinar.

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

Comunicação humanizada: o que é isso, afinal?

Quando o ponto de partida é o indivíduo, não existe outro caminho para a mudança a não ser olhar para essa pessoa, perguntar, ouvir, criar espaços seguros para o diálogo e ajudá-la a perceber que ela é sua própria agente de transformação.

Ler mais

CEO DISTANTE E INTOCÁVEL? COMO HUMANIZAR A ORGANIZAÇÃO

Já passou da hora de repensar modelos e humanizar a organização. Cada vez mais, vemos publicações de colaboradores nas redes sociais expondo angústias que se transformaram em burnout, depressão, doenças mentais e até mesmo físicas. Ou denunciando o desalinhamento do discurso que o marketing vende lindamente para fora pras práticas aplicadas internamente pelas lideranças, pelo […]

Ler mais

POR UMA LIDERANÇA MAIS INCLUSIVA

Para falar sobre uma liderança mais inclusiva, começo o texto de hoje com uma pergunta: “Por que é tão difícil lidar com o que é diferente de nós?”  Não tenho pretensão de responder, afinal, essa é uma pergunta daquelas bem cabeludas, que exigiria reunir filósofos para uma discussão longa e calorosa, regada a vinho e […]

Ler mais

E quando você precisa de mais do que um tapa na apresentação?

“Dá um tapa na apresentação aí! É simples.” Se eu tivesse contado as vezes que ouvi certas frases nos últimos 13 anos, esse com certeza ganharia de todas. Nossa, quase todo mundo pede apresentação desse jeito. Mas só quem faz apresentação todos os dias sabe que não é tão simples assim. Uma apresentação boa de […]

Ler mais

Qual a diferença entre um slide bonito e um slide com design?

Muito além de criar um slide bonito, recentemente, no artigo “A La Gracia ainda faz apresentações?”, eu disse que a La Gracia nasceu criando conexão por meio de apresentações. E tudo o que a gente foi aprendendo, ao fazer apresentações para presidentes e executivos do corporativo, fomos levando para nossos cursos. E tudo o que […]

Ler mais