La Gracia Humaniza

conteúdo

Uma palestra para lideranças sobre vulnerabilidade

La Gracia Humaniza
@lagracia

É possível aceitar o outro sem antes aceitar a si próprio? Com esse questionamento Joy Baena abriu a Semana de Inclusão e Diversidade da Bayer, numa inspiradora palestra sobre vulnerabilidade.

É possível aceitar o outro sem antes aceitar a si próprio? Com esse questionamento Joy Baena abriu a Semana de Inclusão e Diversidade da Bayer, numa inspiradora palestra sobre vulnerabilidade

O público: lideranças de todos os setores da Bayer, presentes para a abertura da Semana de Inclusão e Diversidade. O evento acontecia simultaneamente em outras dez unidades da multinacional. Joy Baena fez uma palestra sobre vulnerabilidade, na qual provocou, emocionou e inspirou, trazendo o público para as suas histórias – e as histórias do público para a sua palestra.

 

Palestra sobre vulnerabilidade com Joy Baena

Entendendo as necessidades do cliente

Em 2018, a convite da Bayer, nossa facilitadora Priscila Alvim falou sobre empatia durante a Semana de Inclusão e Diversidade da empresa daquele ano. A fala foi para colaboradores em geral, de diversas áreas da companhia.

No ano seguinte, após novo convite, nosso atendimento provocou: e se a gente primeiro entender os desafios da empresa para depois escolhermos, juntos, o melhor tema para 2019?

Com a presença do Head Global de Diversidade e Inclusão da Bayer, em sua primeira visita ao Brasil, o evento contaria com um kick off exclusivo para as lideranças. Junto a isso, havia um crescente interesse pelos temas tratados pela pesquisadora americana Brené Brown e uma necessidade de inspirar as lideranças a se tornarem agentes de inclusão.

 

Um processo cocriado

Quando a gente faz perguntas, escuta e se empenha em contribuir, costumamos chegar em resultados que agradam, incluem e na maioria das vezes superam expectativas.

Foi o que aconteceu quando propusemos uma palestra sobre vulnerabilidade, direcionada para as lideranças. A partir de histórias próprias de superação, extenso conhecimento sobre comunicação humanizada e habilidade de trazer o público para dentro de sua fala, Joy Baena ajudaria pessoas em posição de liderança a entender a importância do diverso, mas, mais do que isso, a pensarem em como, no âmbito pessoal e profissional, podem se abrir para a diversidade.

 

O resultado?

“Precisamos olhar para nós como indivíduos únicos, com todos os nossos limites, dificuldades e vulnerabilidades”, assim Joy começou sua fala. A palestra teve uma hora de duração. A CEO da La Gracia combinou cases, dados, depoimentos do público, discussões em grupo e muitas provocações para que as pessoas de fato questionassem a maneira como são hoje. Mais ainda, se perguntassem sobre as máscaras que usam, o peso que carregam – e o quanto exigem do outro o mesmo comportamento.

O resultado foi um grande convite para todas e todos refletirem sobre o que é ser vulnerável, sobre por que é tão difícil se assumir uma pessoa errônea e como é através da dor que nos conectamos de fato com o outro. E como essa conexão é fundamental para abraçarmos o que é diferente de nós.

“A palestra fez muito sentido para os líderes e inclusive apareceu em nossa pesquisa, dentro da pergunta sobre o que mais gostou no evento. Além disso, nosso Head Global de Diversidade e Inclusão elogiou e falou bastante sobre a importância de colocar essa discussão sobre vulnerabilidade para os líderes e posicionada junto ao tema de inclusão e diversidade. Estou bem feliz porque sinto que atingimos nosso objetivo de levar a mensagem para esse público neste momento”
Feedback do cliente, pós-evento

 

 

Habilidades desenvolvidas

Nesta experiência, trabalhamos habilidades como: empatia, diversidade, vulnerabilidade, cocriação.

 

 

Quer levar a palestra sobre vulnerabilidade da Joy para a sua empresa? Entre em contato com a gente =)

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

Comunicação humanizada: o que é isso, afinal?

Quando o ponto de partida é o indivíduo, não existe outro caminho para a mudança a não ser olhar para essa pessoa, perguntar, ouvir, criar espaços seguros para o diálogo e ajudá-la a perceber que ela é sua própria agente de transformação.

Ler mais

CEO DISTANTE E INTOCÁVEL? COMO HUMANIZAR A ORGANIZAÇÃO

Já passou da hora de repensar modelos e humanizar a organização. Cada vez mais, vemos publicações de colaboradores nas redes sociais expondo angústias que se transformaram em burnout, depressão, doenças mentais e até mesmo físicas. Ou denunciando o desalinhamento do discurso que o marketing vende lindamente para fora pras práticas aplicadas internamente pelas lideranças, pelo […]

Ler mais

POR UMA LIDERANÇA MAIS INCLUSIVA

Para falar sobre uma liderança mais inclusiva, começo o texto de hoje com uma pergunta: “Por que é tão difícil lidar com o que é diferente de nós?”  Não tenho pretensão de responder, afinal, essa é uma pergunta daquelas bem cabeludas, que exigiria reunir filósofos para uma discussão longa e calorosa, regada a vinho e […]

Ler mais

E quando você precisa de mais do que um tapa na apresentação?

“Dá um tapa na apresentação aí! É simples.” Se eu tivesse contado as vezes que ouvi certas frases nos últimos 13 anos, esse com certeza ganharia de todas. Nossa, quase todo mundo pede apresentação desse jeito. Mas só quem faz apresentação todos os dias sabe que não é tão simples assim. Uma apresentação boa de […]

Ler mais

Qual a diferença entre um slide bonito e um slide com design?

Muito além de criar um slide bonito, recentemente, no artigo “A La Gracia ainda faz apresentações?”, eu disse que a La Gracia nasceu criando conexão por meio de apresentações. E tudo o que a gente foi aprendendo, ao fazer apresentações para presidentes e executivos do corporativo, fomos levando para nossos cursos. E tudo o que […]

Ler mais